COMO INVESTIR O CAPITAL DA MINHA EMPRESA?

COMO INVESTIR O CAPITAL DA MINHA EMPRESA?

Por Renan Hamilko, sócio fundador da Allez Invest

Para um pequeno, médio ou grande empreendedor, o planejamento financeiro é essencial para o futuro de qualquer empresa. O ato de investir está presente no dia a dia dos empresários, seja pensando na ampliação da estrutura ou na contratação de um novo profissional. Mas, há um segundo formato de investimento para as empresas: o mercado financeiro.

Até o mês de junho de 2020, segundo dados da B3, quase 30 mil empresas investiram parte do seu capital na Bolsa de Valores. Nos portfólios criados para PJ, também encontramos letras financeiras, CDBs, debêntures, títulos públicos e fundos de investimento, de acordo com os objetivos de cada instituição. No Brasil, já temos cases de grandes empresas que -mesmo após quedas em suas receitas -, tiveram um balanço positivo ao final do ano, em virtude dos rendimentos da sua carteira de investimento.

Quando o assunto é investimento para as empresas, muitos gestores ficam em dúvida sobre qual o melhor portfólio para alocar o capital do negócio. Apesar de considerar estratégias parecidas com os investimentos para pessoas físicas, há outros itens que são importantes no momento de criar a sua carteira, como a rápida liquidez e o pagamento de imposto de renda – visto que PJ não é isento de IR no mercado financeiro. Como já dito, o planejamento financeiro é fundamental. Entender o que a sua empresa gasta, qual o valor necessário para um capital de giro e receita são os primeiros passos a serem analisados antes de investir.

Se a sua empresa já tem uma reserva de emergência ou um fundo para ampliação futura, não cometa o erro de deixar esse dinheiro sem a rentabilidade adequada. Para investir no mercado financeiro, a Allez Invest oferece uma dica prática: primeiro, descubra o seu perfil de investidor, objetivos e prazos, para assim, pensar em uma carteira diversificada. Também, é fundamental contar com uma assessoria de especialistas para os melhores resultados de sua carteira. Neste sentido, conte com a Allez Invest.

allez