CONSEQUÊNCIAS DE UM FRAUDE CHAMADA CHURNING

CONSEQUÊNCIAS DE UM FRAUDE CHAMADA CHURNING

O churning é uma prática irregular de negociação de ativos que visa o lucro de intermediários e não do cliente. Conheça cálculos que asseguram os rendimento

No mercado financeiro, existe uma prática irregular – no entanto, mais comum do que se imagina – chamada churning. O termo, criado nos Estados Unidos, refere-se a uma negociação excessiva dos ativos do cliente, a fim de gerar apenas lucro às gestoras e intermediários, por meio de ganhos administrativos.

Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cuja missão é fiscalizar o mercado de capitais, emitiu um comunicado a fim de alertar os gestores de contas de que essa prática é ilegal e deve ser evitada para não gerar custos excessivos para o cliente.

De acordo com a CVM, essa ação é uma modalidade de fraude na qual as pessoas se valem do controle que exercem sobre recursos de terceiros de tal forma que eles sejam negociados de maneira excessiva.

Essa ação visa não o melhor para o investidor, mas, sim, gerar taxas e comissões para a empresa gestora. O churning nem sempre é uma prática fácil de identificar, por isso, a escolha de uma assessoria séria e comprometida com os objetivos dos clientes ajuda o investidor a valorizar o seu patrimônio.

Cálculos de segurança anti churning

Para que o cliente não fique tão suscetível à gestora de seu investimento, existem dois cálculos que podem monitorar a sua carteira de investimentos. Um deles é o Turnover Ratio (TR), um indicador de giro da carteira. 
Aliás, ele é calculado por meio do total de operações realizadas da carteira média do cliente.

E o outro é Cost/Equity Ratio (C/E), que complementa o indicador de giro, a fim de medir diretamente as despesas de negociação. No entanto ele é representado pelo total de despesas com corretagens e comissões e a carteira média de investimentos do cliente.

Sobretudo a Allez Invest acredita que boas práticas são primordiais para que o cliente confie em quem assessora o seu patrimônio. Por isso, os assessores da empresa de investimentos estão sempre à disposição para esclarecer dúvidas sobre o portfólio.

Além disso, apresentamos relatórios mensais de forma didática e transparente, sobre os custos envolvidos nas operações. Bem como avaliam se o cliente tem o devido entendimento do quanto está sendo abatido de eventuais ganhos/perdas de suas operações.

Se você tem dúvidas sobre a sua carteira de investimentos, o seu rendimento e os custos envolvidos, entre em contato com a Allez Invest.

Por Thiago Muradas , sócio da Allez Invest.

Texto publicado originalmente na TOPVIEW