O MERCADO POR TRÁS DA FORTUNA BILIONÁRIA DO CHAMADO ‘HOMEM DOS INVESTIMENTOS’

O MERCADO POR TRÁS DA FORTUNA BILIONÁRIA DO CHAMADO ‘HOMEM DOS INVESTIMENTOS’

Saiba quais foram os passos que trouxeram fama a Warren Buffett

Para quem acompanha o mundo dos investimentos, o primeiro homem que vem à mente é, sem dúvida, o admirado bilionário Warren Buffett, que conquistou todo o seu patrimônio estudando o mercado financeiro e investindo assertivamente. Uma das formas que Buffett usou para crescer foi trabalhando com fusões e aquisições. Com erros e muitos acertos, ele ainda é o grande mentor na área de investimentos.

Para entender como o seu papel no mercado financeiro das fusões e aquisições foi importante, precisamos conhecer mais de perto esse instrumento da economia. As fusões são técnicas de reorganização empresarial, caracterizada pela união de duas ou mais empresas para transformarem-se em uma nova. Já na aquisição, ocorre a compra de uma empresa por outra. Isso significa que, necessariamente, uma das empresas permanece, mas não significa que a outra acabará. Ela pode ou não permanecer, mas sob nova direção.

Comprar e vender empresas têm suas vantagens e desvantagens. Quando duas empresas decidem se fundir ou serem adquiridas, a nova sociedade é a soma das qualidades das duas. Na fusão, as principais vantagens são: acelerar o crescimento, diversificar o segmento de atuação, consolidar-se no setor e melhorar o poder de barganha no mercado. Já nas aquisições, os benefícios são: liquidez para acionistas, solução para uma falta de sucessão, melhoria na governança corporativa e a possibilidade de receber um novo sócio com aporte de capital e know-how específico.

Entender e executar um processo de fusão e aquisição não é uma tarefa fácil. A ação pode ser uma solução para grandes e pequenas empresas, mas a expertise no processo é fundamental. A XP Investimentos tem uma vertente destinada a Fusões e Aquisições dentro da área de Mercado de Capitais B2B. Essa área oferece um portfólio completo de serviços e soluções de mercado de capitais para adequação de estrutura de capital e de assessoria financeira, competindo de frente com os principais bancos de investimento do Brasil.

Nossa assessoria financeira busca entender o cenário e a demanda do cliente. Se você acredita que a sua empresa precisa dar um passo para que o crescimento continue, venha conhecer a Allez Invest.

Por Arthur Weber Rubert, sócio-proprietário da Allez Invest.

Texto publicado originalmente na TOPVIEW